Você não tem que ter conhecimentos mecânicos para poder fazer a manutenção da sua mota. Algumas ferramentas decentes e um pouco de bom senso é tudo o que você precisa para manter a sua mota em forma.

Eu recomendo que consiga o manual de oficina da sua mota, para fazer essas tarefas de manutenção da melhor maneira. A maioria vai dar-lhe imagens detalhadas de cada processo que deve seguir. Um bom manual também irá listar as ferramentas que você precisa para concluir o trabalho.

As ferramentas são como facas para um cozinheiro, usar boas ferramentas é metade da batalha. Mantenha o kit de ferramentas sob o assento para emergências assim que terá tudo o que você precisa.

Simples manutenção da sua mota

  • Pneus

Quando foi a última vez que você verificou a pressão dos pneus da sua mota? Você deve fazer isso todas semanas, mas muitas vezes esquecemos-nos ou não nos  preocupamos com o que é um elemento crucial da iniciação da mota.

Pneus com baixa pressão afectam a condução e a travagem. Tal como a falta de pressão significa que a parede do pneu não é suficientemente forte para lidar adequadamente com as forças que actuam sobre este. Estarem demasiado cheias reduz o tamanho da superfície de contacto na estrada, o que afecta a aderência.

A melhor manutenção da sua mota deve-se concentrar em manter as rodas em perfeitas condições.

Na Amazon poderá encontrar todas as ferramentas que precisa ao melhor preço para assim estar preparado para tudo.

  • Tensão da Corrente

A tensão incorrecta da corrente pode causar o desgaste prematuro da roda de engrenagem e a caixa de velocidades, oscilações de engrenagem e uma transmissão afiado. Pode também reduzir o curso da suspensão traseira e limitar a vida útil da corrente de accionamento.

Consulte um manual de oficina para aprender a ajustar a cadeia da sua mota à tensão correta. Lembre-se de ajustar a tensão com alguma carga na mota (de preferência com alguém sentado sobre ela), já que a cadeia sofrerá essa pressão quando você se sente na mota.

Este simples passo de manutenção da sua mota, fará com que se alargue a mudança e a transmissão. Procure em Gearbest os melhores produtos de motas.

  • Bateria

A maioria das baterias estão localizadas sob o assento da mota ou sob o tanque de gasolina, por isso não é surpreendente que muitos não lhe dêem muita importância quando se trata de manutenção de rotina de sua mota.

Quando a bateria é muito alta, normalmente significa o fim da sua vida, pelo que os controlos de rotina devem ser obrigatórios. Remova a bateria do seu suporte antes de fazer qualquer trabalho. Lembre-se, que as baterias contêm ácido que pode ser prejudicial se entra em contacto com a sua pele. Procure em Norauto os melhores produtos para a sua mota.

  • Refrigerante

Sabe como verificar o nível do líquido de arrefecimento da sua mota? É outra tarefa que é muitas vezes negligenciada, mas leva apenas alguns minutos.

Consulte o manual do proprietário para localizar o tanque de expansão do líquido de arrefecimento da sua mota, se você tiver um. Níveis altos e baixos devem ser marcados na parte externa do tanque translúcido. Alternativamente, retire a tampa de enchimento do radiador para verificar o nível. Faça isso com o motor frio.

Mudar completamente o refrigerante também é uma tarefa fácil, que leva cerca de 30 minutos. Localize a tampa de drenagem. Este pode estar localizado perto da bomba de água. Com o motor frio, remove-o para drenar o líquido de arrefecimento. Verifique sempre o manual de proprietário para se certificar de que você está a seguir o procedimento correto para a sua moto.

Depois de ter drenado, mude a rolha e preencha-o com o novo refrigerante para o nível indicado.

  • Mudança de óleo e filtro

Trocar o óleo e o filtro da sua mota não é muito mais difícil que refrescar o sistema de arrefecimento. Tudo que você precisa são as ferramentas certas, filtro de óleo decente e adequado.

Verifique o manual de oficina para obter uma explicação detalhada dos passos antes de avançar. Como acontece com qualquer primeira tentativa, considere pedir a alguém mais experiente para ajudá-lo.

Com o motor quente, retire a tampa de enchimento de óleo de moto, coloque uma bandeja sob a moto e retirar a ficha de depósito. Certifique-se de que você está 100% certo que você está removendo o parafuso correto. Deve ser o maior na pia, geralmente na parte inferior ou na lateral.

Uma vez que o óleo é drenado, remova o filtro, já seja a mão ou com uma chave de fenda. Volte a colocar a tampa e aperte. Encha o motor com quantidade recomendada de óleo novo.

Arranque a mota, verifique se há vazamentos e pare novamente o motor. Dê cinco minutos para que o óleo seja drenado de volta antes de verificar o nível novamente. Adicione o óleo, se necessário ou remova-o com uma seringa.